Entretanto, também aumentam as dificuldades na escolha de planos e operadoras, já que não há padrões definidos para os serviços, muito menos para a qualidade deles. O mercado também carece de regras e leis claras, além de fiscalização por parte dos órgãos reguladores
Considerações Iniciais
O problema que muitas pessoas enfrentam na hora de escolher o melhor plano de banda larga, seja para sua residência ou para um dispositivo móvel, com tecnologia 3G, é que com tantas opções diferentes e detalhes a serem considerados, a confusão inevitavelmente se aloja na cabeça do consumidor, impedindo-o de ter certeza de qualquer coisa e fazendo-o pensar “ah, vai qualquer um”. Tal atitude pode se tornar uma armadilha ou um perfeito ralo para o seu dinheiro.
Antes de qualquer coisa, é necessário estabelecer claramente quais são as suas necessidades. Pense nas atividades que você pretende realizar utilizando o serviço, independente de que tipo você precisa — banda larga residencial, ou móvel via 3G. O usuário deve se fazer algumas perguntas:
1. O que eu pretendo fazer? Faça uma lista das atividades que você lembrar e guarde-a para consultar na hora de procurar o melhor plano. Exemplo: enviar e receber emails, bater papo no MSN ou outros mensageiros, bater papo com a webcam ou por voz, baixar músicas e filmes, assistir a vídeos online, etc.
*Algumas operadoras dão dicas em seus sites, sugerindo planos para diferentes perfis de uso. Tais dicas são boas para ajudar você a escolher, mas não as siga cegamente
2. Quanto eu posso gastar?
As empresas fornecedoras dos serviços de banda larga oferecem diversos planos, com diferentes vantagens e preços. Apesar de a chamada “venda casada” ser proibida no Brasil, as operadoras (principalmente para serviços residenciais) costumam criar “combos”, forçando o cliente a contratar mais do que ele precisa, com o argumento de que a economia valerá a pena. Algumas vezes isso é realmente verdade, mas deve-se ficar atento às armadilhas.
Se você pode pagar R$70 reais por mês e só precisa de internet, não há porque pagar R$120 porque a operadora ofereceu banda larga com uma velocidade maior, linha telefônica, TV a cabo, serviços adicionais (como identificação de chamadas, suporte 24h), etc. Grande parte da astronômica inadimplência dos consumidores acontece porque o usuário comprou — muitas vezes sem saber — produtos que não precisava ou queria, encarecendo suas despesas e gerando uma bola de neve interminável de contas não pagas, parcelamentos, renegociações, além de muita dor de cabeça e ligações intermináveis aos telefones de atendimento.
Sendo assim, segure a coceira da mão e o brilho dos olhos quando uma operadora oferecer mais do que você precisa. É a melhor maneira de não ter problemas de interrupção do serviço, dificuldades financeiras e nome “sujo” em órgãos de proteção ao crédito. Se, depois de contratado o plano, você perceber que ele não atende completamente as suas necessidades, aí sim, procure sua operadora novamente e solicite uma proposta de melhoria
3. O que as empresas me oferecem?
— Velocidade de conexão: hoje, no Brasil, há uma oferta enorme de opções de velocidades para sua banda larga. De 500 Kbps a 100 Mbps (ou “100 Mega”), diferentes velocidades estão disponíveis em todas as operadoras, para você escolher aquela que mais se adéqua ao seu perfil (veja dicas de perfis mais adiante no artigo).
— Franquia de dados: assim como a franquia de minutos, presente em todos os planos de telefonia, algumas empresas fornecedoras de banda larga cobram taxas adicionais se você ultrapassar a quantidade máxima de dados incluídos na franquia de dados do seu plano, ou reduzem a velocidade da conexão até o final do mês
Os limites das franquias de dados costumam estar presentes mais nos planos de banda larga móvel, com a tecnologia 3G. Se sua intenção é contratar um plano desse serviço, fique sempre atento à franquia de dados. Algumas operadoras, no entanto, possuem franquia ilimitada, assim como fazem as empresas que fornecem serviços residenciais
Para entender melhor a questão do número de usuários, podemos comparar a banda larga com uma estrada. Digamos que em determinado ponto de uma rodovia de duas pistas há um afunilamento que reduz a largura para pista única. Enquanto o movimento de automóveis estiver baixo, uma pista será suficiente para manter o fluxo contínuo.
Na ocorrência de um feriado, a estrada receberá um número muito maior de veículos e duas pistas serão necessárias. Porém, em certo ponto, a rodovia passa a ter somente uma. Assim, o trânsito ficará mais lento devido à limitação da infraestrutura da pista. A mesma coisa acontece com a internet: quanto mais gente acessando, mais lento ficará o tráfego
O atendimento dado pela prestadora depois de fechado o contrato é tão importante para você quanto a qualidade do serviço, mas para algumas empresas, o pós-venda parece ser desimportante, pois o atendimento é precário, os técnicos são mal preparados e os problemas se arrastam para serem resolvidos. Para evitar isso, você pode procurar na internet a opinião de pessoas que já tiveram problema. Quanto mais reclamação fundamentada contra a operadora, maior deve ser a sua precaução e atenção se decidir contratá-la.
Modem
As empresas atualmente no Brasil costuma adicionar alguns detalhes aos seus planos, que podem gerar confusão. No caso do 3G, por exemplo, haverá a necessidade da compra de um modem, dependendo do tipo de aparelho em que a internet será usada. Os telefones mais avançados disponíveis no mercado já possuem a capacidade de se comunicar com a rede 3G, dispensando a compra de modem. Já notebooks, netbooks, PDAs e outros equipamentos raramente vêm com modem 3G
Não é necessário que você compre o modem diretamente com a operadora, caso ela não o forneça. Você pode procurar marcas compatíveis com o padrão utilizado pela operadora em lojas especializadas, que costumam ter preços mais acessíveis.
Provedor
A polêmica dos provedores de acesso ainda assola muitos usuários. O fato é: NINGUÉM é obrigado a assinar qualquer tipo de provedor para poder utilizar a internet. Os provedores eram necessários na época da internet discada. Hoje eles são somente acessórios úteis, fornecedores de conteúdo.
Fidelidade
Contratos de fidelidade dentro de certo período são estratégicos para as operadoras para garantir, mesmo que forçadamente, menor rotatividade de clientes. Dependendo da empresa, há vantagens diferentes para quem escolher aceitar ser fiel à sua operadora por no mínimo um ano. Pesquise bastante, pois algumas não obrigam ninguém a assinar contratos de fidelidade, dando maior liberdade a você.
*As empresas que possuem o contrato de fidelidade costumam oferecer a alternativa de não aderir, mediante o pagamento de uma taxa extremamente salgada (geralmente em torno de R$200 e R$300).
Como escolher a velocidade
Demorar 10 minutos para baixar um vídeo de 5 não é nada agradável. Portanto, depois de responder a primeira pergunta que fizemos neste artigo, verifique em qual dos perfis abaixo você se encaixa e procure prestadores que tenham velocidades de conexão na faixa adequada à sua necessidade.
— Perfil Leve: usuários que usam a conexão para atividades mais simples. Exemplos: enviar e receber emails, usar o MSN, entrar em redes sociais, postar em blogs, ver álbuns de fotos online, fazer compras online, eventualmente assistir a vídeos no YouTube e fazer poucos downloads.
Velocidade recomendada: 1 mega (1 Mbps) é mais do que suficiente para esse tipo de usuário. 2 mega proporciona mais conforto. 3 mega já é exagero e gasto adicional desnecessário.
— Perfil Moderado: a maioria das pessoas que acessam a internet via banda larga no mundo se enquadram neste perfil, que é para quem gosta de assistir a muitos vídeos no YouTube, baixar músicas, usar MSN ou Skype para conversas com webcam e voz, programas de compartilhamento P2P, escutar rádios online em alta qualidade, assistir a vídeos online em alta definição e aproveitar todas as novidades da internet sem qualquer preocupação com lentidão.
Velocidade recomendada: 3 a 5 Mbps. Para baixar suas músicas e filmes, 3 mega é mais do que
Velocidade recomendada: 5 mega ou mais. Pode parecer exagero, mas existem operadoras que já são capazes de fornecer serviços com 100 Mbps.
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